Essa estratégia alia Big Data e Inteligência Artificial para colher, armazenar e tratar um grande volume de dados, que seriam inacessíveis sem a ajuda da tecnologia. Nesse cenário, contar com ferramentas de Analytics é imprescindível para que esse processo seja eficiente. A análise de dados é o processo de observação e interpretação de informações quantitativas e qualitativas obtidas por meio de alguma metodologia específica. Com aulas práticas e descontraídas, o curso promete apresentar as principais funções para análise de dados no Excel, usando conceitos de probabilidade e estatística.
Sem essa atividade é impossível tomar decisões acertadas com base no que foi coletado de origens seguras e integrantes do negócio. Órgãos governamentais também recorrem a analistas de dados para analisar dados demográficos, economia, saúde pública, segurança e outros aspectos relevantes para a tomada de decisões políticas e planejamento estratégico. Então, em resumo, a análise de dados é o uso de informações para a tomada de decisões de uma empresa. Sendo https://pordentrodeminas.com.br/noticias/gerais/2024/04/analista-de-qa-tecnologias-ferramentas-e-qual-curso-escolher/ assim, todas as tomadas de decisões da empresa — especialmente as mais estratégicas, são e devem ser baseadas nas análises de dados. Por isso, é tão importante investir no treinamento do time para que os profissionais estejam preparados para analisar e interpretar os dados. Com o tempo, a ideia é que os tipos de análise de dados se tornem uma rotina na empresa e a equipe crie um processo mais fluído e escalável, incorporando novos membros que chegarem.
Como funciona o processo de análise
Em outras palavras, esse procedimento usa os dados para ajudar no planejamento empresarial, já que os diagnósticos feitos mostram padrões e informações gerais. O processo, então, surge como o responsável por transformar um banco de dados muito volumoso e desestruturado, característico do Big Data, em oportunidades reais. Ou seja, fazer com que relatórios e números possam ser usados a favor do desenvolvimento empresarial. Por fim, outra vantagem para a sua empresa ao utilizar os dados para otimizar as suas decisões é a possibilidade de aprimorar os seus produtos e/ou serviços.
- Também é relevante dispor de habilidade para solucionar problemas de forma eficiente.
- Isso torna os dados mais acessíveis e interpretáveis, até mesmo para usuários não técnicos, democratizando assim a análise de dados em toda a organização.
- No entanto, como conta João, boa parte dos cientistas de dados acaba aprendendo as duas linguagens para tirar proveito das especificidades de cada uma.
- Portanto, análise de dados nada mais é do que o processo de estudar, avaliar, caracterizar e compreender informações e dados dos mais diversos para fins bem definidos.
Saber conceitos básicos dessa área faz diferença para quem quer trabalhar como analista de dados. Com estatística será possível analisar hipóteses e fazer previsões com mais embasamento técnico. O diagnóstico de um acontecimento ou um momento vivido pela companhia pode ser obtido por meio do que os dados retratam.
Como a Análise Exploratória de Dados gera Insights para negócios
É comum que os profissionais da área contem com formação em Ciência da Computação, Estatística, Matemática, Engenharia ou áreas relacionadas. Essas disciplinas fornecem a base teórica necessária para entender os princípios da análise de dados. Agora que você já sabe a importância da análise de dados, que tal desenvolver seu time em Data Science? Uma dessas ferramentas é o Microsoft Power BI, desenvolvida pela Microsoft, como uma ferramenta de análise de dados e negócios. Assim, a melhor forma de fazer análises prescritivas é criando projeções e, a partir disso, direcionando esforços para obter melhores resultados.
Os Analistas de Dados precisam ter a capacidade não apenas de decifrar os dados, mas também de relatar e explicar o que as diferenças nos números significam quando analisadas de ano para ano ou entre vários departamentos. Big data é um termo usado para descrever a grande quantidade de dados que está sendo gerada no universo digital. Foi usado pela primeira vez em 2001, referindo-se ao volume de dados Dominando o QA: técnicas e ferramentas para testagem de software que era muito grande para aplicativos tradicionais de processamento de informações na época. Portanto, é capaz de analisar os dados, elaborar dashboards e ainda enviá-las para colaboradores. O Power BI é uma ferramenta focada em Business Intelligence, sendo possível fazer análises poderosas com ela. Por fim, a interpretação e criação do relatório são fundamentais para os gestores da empresa.